sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Apaixonada pelo Brasil e seus Brasis!!!

Recém-chegada do Carnaval no Rio de Janeiro e, mais especificamente, na Sacupaí, venho cheia de vontade de falar sobre esse Brasil tão belo, tão diferente, com tanta gente igual e tanta diversidade...
Mas hoje não vou falar exclusivamente sobre as pessoas, que com certeza fazem o nosso país ser tão rico e tão querido. Vou falar também sobre a emoção de ser brasileira e poder ver, sentir e experimentar esses tantos Brasis que existem num só Brasil.

Fiquei realmente impressionada com tanta grandeza ao ver o desfile das escolas de samba naquela avenida. É uma coisa magnífica, fantástica... Ver aquele povo com caras e corpos marcados pelas dificuldades, mas, com aquele sorriso no rosto é de chorar... É de chorar escutar o som da bateria e aqueles fogos estourando, dizendo ao povo da Sapucaí que aquela comunidade que lutou para que aquele espetáculo acontecesse vai passar naquele cenário de sonhos e esperanças!
Durante as passagens das escolas tive uma mistura muito grande de sentimentos. Eu chorava, sorria, cantava, ficava brava, questionava, virava até jurada do desfile... Fiquei eufórica com tanta coisa pra falar, tantos rostos pra olhar, tantas histórias a serem contadas, por aqui ou pela vida...

Lembro-me o quanto aquelas pessoas ralam, ensaiam e se sacrificam para estarem naquele lugar. E por lá se via gente caindo dos carros alegóricos, crianças esperando mais de 04 horas para o inicio do desfile (mesmo depois te ter passado até 02 horas num ônibus para chegar até ali), meninas e meninos ainda muito jovens andando descalços, senhoras e senhores aos prantos de emoção por terem oportunidade de estarem mais um ano representando a velha guarda da sua escola de coração e tantos outros acontecimentos marcantes. Todos aquelas pessoas estavam com sorriso no rosto (mesmo os que choravam).

Isso tudo me fez viajar na história do nosso Brasil. Eu pensava naquele momento de puro samba no pé, mas, me lembrava do quão grandiosa são as festas "populares" em outros cantos do País. Me lembrei dos blocos de rua no Rio de Janeiro (que são um espetáculo a parte), me lembrei do carnaval de São Paulo (onde desfila minha escola de samba do coração GAVIÕES DA FIEL), lembrei também dos frevos, maracatus, cocos, lembrei ainda do carnaval de salvador e de tantos outros momentos maravilhosos que, nós brasileiros, podem usufruir nesse Brasil nos seus mais variados Brasis. Isso tudo me arrepiava e me deixar extasiada por estar naquele lugar tão majestoso e brilhante, onde, só naquele momento, sonhar era realmente possível. Pois, naquele momento todos éramos um só, apesar de várias pessoas torcerem por agremiações diferentes. Naquele momento éramos brasileiros misturados a americanos, argentinos, japoneses, alemães e tantos outros de nacionalidades diversas. Naquele momento éramos verdadeiramente felizes, sem pensar no outro dia... Que sensação boa essa de ser feliz, completamente feliz, mesmo que por algumas horas!

No desfile da Mangueira senti grande emoção, pois, o tema do samba enredo da escola falava sobre o Brasil e o Povo Brasileiro, na visão de Darcy Ribeiro. A cada carro que passava eu me emocionava mais e mais, além da beleza que eles traziam eu refletia sobre a história desse nosso povo aguerrido e lutador. Num certo momento pensei: a história do povo brasileiro está representada aqui, nesses milhões de rostos mulatos, brancos, mestiços, cafusos e índios (por quê não?). Foram momentos de reflexão e êxtase total.

Uma outra coisa me chamou atenção ( isso já aconteceu no camarote da Acadêmicos do Grande Rio, onde estávamos assistindo aos desfiles) foi que, conhecemos um casal muito animado (confesso não lembrar do nome deles, afinal, vou uma noite de emoções e de etilismo). Ela, uma brasileira que foi estudar e trabalhar fora do Brasil e ele, um antropólogo alemão que estava no Brasil pela primeira vez e, obviamente, no desfile. Ela pulava, sambava e dançava como ninguém naquele lugar e ele olhava pra ela, olhava nos olhos das pessoas e se arrepiava, não acreditando naquilo que estava vendo. Em um determinado momento ele tirou da mochila que carregava uma garrafa pet de chá mate cheia de Whisky e bebeu um grande gole e disse com um sotaque meio embolado e atrapalhado "aqui a gente tem que beber muito pra não chorar toda hora". Nesse momento eu enchi meus olhos de lágrimas e dei mais valor ainda aquele momento. Nesse mesmo instante sua companheira brasileira, me abraçando, disse: "você não imagina o que é morar 15 anos num país de pessoas frias, que parecem não se preocupar com o que acontece no mundo e, muito menos com os próximos a eles". E eu disse a ela: Eu tenho orgulho e verdadeira paixão pelo nosso Brasil e seus Brasis!!! Terminamos a noite de dia, se é que me entendem. E foi uma das experiências mais marcantes e apaixonantes da minha vida!!!

E salve o Brasil e o Povo Brasileiro!!!

3 comentários:

Antônio Padilha disse...

Ô, Débora.. Algumas vezes cheguei a pensar que escreveu isso pra mim! =)

Não era difícil adivinhar, mas daqui de longe aumenta a saudade desse povo!

Beijo!

O Casal disse...

Muito bacana seu blog! ADOREI!
Se poder me visita, tenho um blog com roupas pela internet!
Beijos, Ellen
http://visualmoderno.blogspot.com/

. disse...

Tô com o Antônio nessa!
Só de pisar no Brasil tudo muda... E dá saudades, viu?
Saudades de poder tocar nas pessoas, dançar e cantar alto, usar havaianas, hehehe...

Por isso tudo acho tão difícil me imaginar fazendo a vida definitivamente por aqui. O Brasil é uma injeção de alegria, o tempo todo, no nosso coração!!!

Adorei o texto e fiquei morrendo de inveja (boa) desse carnaval!

Beijos, linda!

Seguidores