terça-feira, 21 de setembro de 2010

A reta final da campanha e a esperança de um novo caminho!

A reta final da campanha chegou e junto com ela, toda a tensão natural que envolve os cidadãos nesses momentos de disputa eleitoral. Há poucos dias fomos acordados com notícia de que havia sido marcado o julgamento de Joaquim Roriz no Supremo Tribunal Federal, então, cresce mais e mais a expectativa no mesmo instante em que temos um monte de dúvidas: A lei da Ficha Limpa vale para esse ano? Será que os ilustres magistrados vão conceder o recurso a Roriz? Será que estão levando em consideração as 100 mil assinaturas enviadas em prazo recorde, a favor da utilização da lei ainda neste pleito? Sem dúvida os questionamentos são muitos, e válidos.

Desde a condenação de Joaquim Roriz no TSE e a subsequente negativa do ministro Ayres Brito, existe a polarização entre grupos. Há os que acreditam que a vontade do povo e a visão do TRE e TSE serão acatadas, afinal, Roriz é ficha suja, e isso, todos já sabemos. Também existe o grupo mais cético que, embalados pelas notícias que a velha mídia pautalinamente vem divulgando, sempre no patamar das especulações, acreditam num placar de 6 votos a 4, e com esse placar a lei não valeria para as eleições desse ano. E o último e mais surreal deles é o grupo que torce mesmo pela fala. " sou candidato sim", proferida pelo velho coronel do centro-oeste. Sabe o que esses três grupos têm em comum, nenhum deles afirma que Roriz é inocente, nem mesmo o próprio. Pesam os mais de 100 crimes em que aparece o nome do ex- governador, propinas, subornos, bezerras, desvio de verbas. São apenas alguns pontos de um vasto currículo criminal desse senhor.

Se, quase, todos sabemos do envolvimento de Roriz o que esperar das vozes na justiça máxima do Brasil. Esta certamente é uma incógnita. Cabe a nós mostrar nas urnas, com nosso voto, que estamos cansados dessa bandalheira que tomou conta da política Candanga nos últimos 14 anos. Com a lei da ficha suja valendo ou não, é nosso dever aproveitar a virada histórica, da qual somos protagonistas, para banir da política do DF um dos principais responsáveis pela vexatória situação política que o Distrito Federal se encontra!

Uma coisa é fato! Será difícil aguentar mais vez a vitimização daqueles que, a muito, sabemos ter culpa no cartório. Não valendo a lei, a tentativa de mais uma vez, enganar a população com falsas promessas e discursos apelativos é uma provável situação. Podemos esperar muitas outras cartadas na tentativa de "virar o jogo". Mais que isso, com certeza, alguns até virarão a casaca. Já era de se esperar!

Mas, não precisamos contar com a decisão do STF para garantir o resultado da eleição deste ano. Já estamos bem a frente nas pesquisas. A batalha dia a dia, até 03 de Outubro é umas das formas de garantir que nossa vontade irá valer. Se o Supremo Tribunal Federal vai atender ao clamor popular, não sabemos. O que está certo e claro é que temos nas mãos, o instrumento necessário para fazer valer a lei: nosso voto! E a luta para garantir a vitória nas urnas é dever de todos aqueles que acreditam que precisamos. e muito, mudar o estado de coisa em que nos encontramos.

Se derrotado, nas urnas Roriz afirmou que deixará a política. É certo que a verdade não é o seu forte, mas não podemos perder essa oportunidade! Vamos que vamos, Distrito Federal, por um novo caminho!

Nenhum comentário:

Seguidores